ESTRESSE OCUPACIONAL EM TRABALHADORES DE UMA AUTOESCOLA DE JANAÚBA, MINAS GERAIS

Autores

  • Ernandes Gonçalves Dias Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha
  • Maria Luiza Silva Faria Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i42.1756

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, esgotamento profissional, fadiga.

Resumo

Objetivou-se traçar o perfil sociodemográfico, histórico ocupacional e identificar os principais fatores estressores entre os colaboradores de uma Autoescola em Janaúba, Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo de natureza quantitativa, realizado com 18 funcionários de uma autoescola. Os dados foram coletados no período de maio a junho de 2016, por meio de um questionário estruturado em três dimensões (I: dados socioeconômicos; II: informações ocupacionais; III: informações específicas causadoras de estresse). Os resultados mostraram que 72% dos profissionais estudados eram do sexo masculino. A idade variou de 25 a 45 anos e o estado civil entre casados e solteiros, sendo que 78% têm como escolaridade máxima o 2° grau completo. Observou-se que os principais e mais frequentes fatores desencadeadores do estresse ocupacional foram o excessivo controle, por parte da gerência, nas atividades desempenhadas, responsabilidade não claramente definida e falta de reconhecimento pelo trabalho realizado. Acredita-se que esses fatores podem justificar que os trabalhadores entendam que suas sugestões não são consideradas pelos superiores, na tomada de decisões, assim como podem influenciar na percepção de que o trabalho do colega de serviço seja insatisfatório e gerar a sensação de falta de cumprimento da ética profissional e impressão de deslealdade por parte dos colegas. Dessa forma, é importante a valorização dos profissionais de modo a proporcionar excelência em seus serviços prestados, destacando, ainda, os benefícios de um ambiente favorável à boa rotina de trabalho e, posteriormente, à qualidade de vida dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha

Mestrando do Programa de Inovação e Tecnologia em Enfermagem na USP (EERP). Especiasta em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Graduado em Enfermagem pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Parecerista Ad Hoc das revistas científicas "Epidemiologia e Controle de Infecção"; "UDESC em Ação" e "Revista em Extensão"; Coordenador e professor na Graduação em Enfermagem e nos Cursos Técnicos em Enfermagem, Podologia, ACS e Vigilância em Saúde (PRONATEC) na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha. Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Área de atuação: Saúde do Idoso, Epidemiologia, Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Saúde da Mulher e Ética, Legislação em Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Maria Luiza Silva Faria, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha

Graduanda em Enfermagem. Faculdade Presidente Antônio Carlos de Porteirinha.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Dias, E. G., & Faria, M. L. S. (2017). ESTRESSE OCUPACIONAL EM TRABALHADORES DE UMA AUTOESCOLA DE JANAÚBA, MINAS GERAIS. Revista Univap, 23(42), 63–72. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i42.1756