EM TEMPOS DE AIDS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MEMÓRIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA) DE BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.166Palavras-chave:
AIDS, Representações sociais, Memórias, Profissionais de Saúde, Aconselhamento.Resumo
A AIDS demonstra nitidamente a complexidade do fenômeno saúde/doença próprio da realidade contemporânea. A epidemia de HIV/AIDS teve um impacto muito forte no trabalho e nas vidas pessoais de todos os tipos de profissionais da área da saúde. O estudo teve como objetivo geral: apreender as representações e memórias sobre AIDS e Cuidado de Pessoas com AIDS entre profissionais de saúde do CTA de Belém. A pesquisa foi numa abordagem multimétodos, pois se utilizou a abordagem quantitativa e a qualitativa, realizada no CTA de Belém, com 07 profissionais de saúde. Foram utilizados para coleta de dados: Questionário estandartizado; Formulário de evocações livres; Roteiro temático de entrevista. Os resultados demonstraram que o cuidado dirigido aos pacientes com HIV/AIDS está mais relacionado ao acolhimento e à adesão ao tratamento. As profissionais de saúde consideram também a questão da desmistificação da doença acerca dos preconceitos e medos que induzem a discriminação. Os conteúdos das memórias das profissionais acerca do cuidado de saúde observamos que estavam mais relacionados ao medo, receio e negatividade. As representações sociais e memórias das profissionais de saúde acerca do cuidado dirigido aos pacientes com HIV/AIDS mostram uma transição de significados. Analisando a prática do cuidado, observamos a necessidade do preparo a partir do conhecimento técnico-científico e das reflexões acerca de nossas vivências para ser possível educar, prevenir e fazer parte dessa luta pela cidadania e solidariedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode