EM TEMPOS DE AIDS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MEMÓRIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA) DE BELÉM

Natália Pereira Marinelli, Alana Ilmara Pereira Costa, Letícia Valério Basílio, Maria Belén Salazar Posso, Deborah Nayane Oliveira Silva

Resumo


A AIDS demonstra nitidamente a complexidade do fenômeno saúde/doença próprio da realidade contemporânea. A epidemia de HIV/AIDS teve um impacto muito forte no trabalho e nas vidas pessoais de todos os tipos de profissionais da área da saúde. O estudo teve como objetivo geral: apreender as representações e memórias sobre AIDS e Cuidado de Pessoas com AIDS entre profissionais de saúde do CTA de Belém. A pesquisa foi numa abordagem multimétodos, pois se utilizou a abordagem quantitativa e a qualitativa, realizada no CTA de Belém, com 07 profissionais de saúde. Foram utilizados para coleta de dados: Questionário estandartizado; Formulário de evocações livres; Roteiro temático de entrevista. Os resultados demonstraram que o cuidado dirigido aos pacientes com HIV/AIDS está mais relacionado ao acolhimento e à adesão ao tratamento. As profissionais de saúde consideram também a questão da desmistificação da doença acerca dos preconceitos e medos que induzem a discriminação. Os conteúdos das memórias das profissionais acerca do cuidado de saúde observamos que estavam mais relacionados ao medo, receio e negatividade. As representações sociais e memórias das profissionais de saúde acerca do cuidado dirigido aos pacientes com HIV/AIDS mostram uma transição de significados. Analisando a prática do cuidado, observamos a necessidade do preparo a partir do conhecimento técnico-científico e das reflexões acerca de nossas vivências para ser possível educar, prevenir e fazer parte dessa luta pela cidadania e solidariedade.


Palavras-chave


AIDS, Representações sociais, Memórias, Profissionais de Saúde, Aconselhamento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.166

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.