EM TEMPOS DE AIDS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MEMÓRIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA) DE BELÉM

Autores

  • Natália Pereira Marinelli Universidade do Vale do Paraíba
  • Alana Ilmara Pereira Costa Universidade Estadual do Maranhão
  • Letícia Valério Basílio
  • Maria Belén Salazar Posso Universidade Vale do Paraíba
  • Deborah Nayane Oliveira Silva Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.166

Palavras-chave:

AIDS, Representações sociais, Memórias, Profissionais de Saúde, Aconselhamento.

Resumo

A AIDS demonstra nitidamente a complexidade do fenômeno saúde/doença próprio da realidade contemporânea. A epidemia de HIV/AIDS teve um impacto muito forte no trabalho e nas vidas pessoais de todos os tipos de profissionais da área da saúde. O estudo teve como objetivo geral: apreender as representações e memórias sobre AIDS e Cuidado de Pessoas com AIDS entre profissionais de saúde do CTA de Belém. A pesquisa foi numa abordagem multimétodos, pois se utilizou a abordagem quantitativa e a qualitativa, realizada no CTA de Belém, com 07 profissionais de saúde. Foram utilizados para coleta de dados: Questionário estandartizado; Formulário de evocações livres; Roteiro temático de entrevista. Os resultados demonstraram que o cuidado dirigido aos pacientes com HIV/AIDS está mais relacionado ao acolhimento e à adesão ao tratamento. As profissionais de saúde consideram também a questão da desmistificação da doença acerca dos preconceitos e medos que induzem a discriminação. Os conteúdos das memórias das profissionais acerca do cuidado de saúde observamos que estavam mais relacionados ao medo, receio e negatividade. As representações sociais e memórias das profissionais de saúde acerca do cuidado dirigido aos pacientes com HIV/AIDS mostram uma transição de significados. Analisando a prática do cuidado, observamos a necessidade do preparo a partir do conhecimento técnico-científico e das reflexões acerca de nossas vivências para ser possível educar, prevenir e fazer parte dessa luta pela cidadania e solidariedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natália Pereira Marinelli, Universidade do Vale do Paraíba
    Enfermeira. Mestra em Bioengenharia. Especialista em Saúde da Família e Saúde Materno-Infantil.  Docente do CTBJ da Universidade Federal do Piauí.
  • Alana Ilmara Pereira Costa, Universidade Estadual do Maranhão

    Enfermeira. Especialista em Saúde da Família.Coordenadora da Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças Codó - MA

  • Letícia Valério Basílio
    Enfermeira. Especialista em Saúde da Família
  • Maria Belén Salazar Posso, Universidade Vale do Paraíba

    Enfermeira. Doutor e Mestre Pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - Universidade do Vale do Paraíba.

  • Deborah Nayane Oliveira Silva, Universidade Estadual do Maranhão
    Enfermeira. Especialista em Saúde da Família.

Downloads

Publicado

22-08-2014

Como Citar

EM TEMPOS DE AIDS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MEMÓRIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO (CTA) DE BELÉM. (2014). Revista Univap, 20(35), 24-34. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.166

Artigos Semelhantes

1-10 de 1284

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)