AGENTES FÍSICOS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: POTENCIALIDADE DE RISCOS OCUPACIONAIS

Autores

  • Natália Pereira Marinelli Universidade do Vale do Paraíba
  • Maria Belén Salazar Posso Universidade do Vale do Paraíba
  • Tarciso Marinelli Filho Secretaria Municipal de Saúde de Zé Doca - MA

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.225

Palavras-chave:

riscos ocupacionais, centros de Saúde, Saúde da Família, enfermagem.

Resumo

Os ambientes de trabalho em que atuam os profissionais de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), concentram, por sua natureza, uma série de riscos que podem trazer diversos agravos à saúde e acometem, em especial, trabalhadores de Enfermagem. Este estudo teve o objetivo de identificar e descrever as potencialidades dos agentes físicos, como riscos ocupacionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, por meio de pesquisa em artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais nos últimos 10 anos, encontrados nas bases de dados LILACS, IBECS, Biblioteca Cochrane, SciELO e MEDLINE pelo PUBMED. Como resultado, constatou-se que, dos 156 riscos ocupacionais físicos citados, apenas sete eram específicos para UBS: a temperatura, o ruído, vibrações, pressões anormais, radiações, iluminação, ventilação e umidade. Outros fatores que podem ser incluídos são o espaço físico inadequado, a disposição da mobiliário, além da ausência de adaptação dos espaços internos e externos da UBS para pessoas com necessidades especiais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Pereira Marinelli, Universidade do Vale do Paraíba

Enfermeira. Mestre em Bioengenharia. Especialista em Saúde da Família e Saúde Materno-Infantil. Docente do Colégio Técnico da Universidade Federal do Piauí.

Maria Belén Salazar Posso, Universidade do Vale do Paraíba

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela USP. Docente da UNIVAP.

Tarciso Marinelli Filho, Secretaria Municipal de Saúde de Zé Doca - MA

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família e Saúde Pública. Enfermeiro do Hospital Municipal de Zé Doca - MA

Downloads

Publicado

2015-01-05

Como Citar

Marinelli, N. P., Posso, M. B. S., & Filho, T. M. (2015). AGENTES FÍSICOS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: POTENCIALIDADE DE RISCOS OCUPACIONAIS. Revista Univap, 20(36), 24–34. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.225

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)