INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS EM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Vitor Vieira, Ana Carolina da Silva, Clarissa Carvalho Martins Maciel, Patricia Michelle Nagai Lima, Marilia Gabriela de Oliveira Lopes

Resumo


A Desordem temporomandibular (DTM) é uma condição em que há um comprometimento da articulação temporomandibular e/ou das estruturas adjacentes. Na maioria dos casos, seus sintomas são discretos e cíclicos, podendo ter variações no grau da limitação de abertura da boca e da dor, mas esta disfunção, pode também proporcionar um grande desconforto tornando-se uma doença gravemente incapacitante.  Para a solução de problemas de desordem na articulação temporomandibular existem várias opções cirúrgicas, dentre elas a artroscopia. Considerada como uma técnica segura, ela alivia a dor severa de pacientes e restabelece a amplitude dos movimentos mandibulares. A artroscopia não é considerada uma técnica invasiva, portanto os pacientes possuem uma rápida recuperação. Nos últimos anos, muito se evoluiu nessa técnica, principalmente devido à melhor qualidade das imagens de ressonância magnética (IRM), possibilitando um melhor diagnostico e tratamento mais rápido.


Palavras-chave


Artrotoscopia, ATM, Intervenção cirúrgica, tratamento, DTM

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1417

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.