SISTEMA DE ESGOTO DOMÉSTICO

Thais Viviane Coimbra, Pâmella Duarte dos Santos

Resumo


Há muito tempo a população sofre pela carência de programas de saneamento básico,o que acaba causando cada vez mais problemas para a população e para o meio ambiente, pois os efluentes acabam sendo despejados em corpos receptores. Sendo assim, uma solução seria desenvolver alternativas que auxilie no tratamento do esgoto, e que ainda satisfaça as necessidades da população. Portanto, a implantação de um sistema de tratamento de esgoto doméstico seria a alternativa ideal, pois garante um baixo custo de construção e uma excelente eficiência, minimizando assim grande parte dos problemas. Desse modo, com o  dimensionamento de um sistema composto por Fossa Séptica e Sumidouro para uma residência de pequeno porte é possível descrever suas funções e como é realizado o projeto através da norma NBR 7229/1993. Esse tipo de tratamento resultará em uma melhor qualidade dos recursos hídricos  e a qualidade de vida da população.


Palavras-chave


Esgoto; Tratamento; Fossa-Séptica; Sumidouro; Saneamento Básico

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1225

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.