O SENTIMENTO DO PACIENTE FRENTE AO CANCELAMENTO DA CIRURGIA

Autores

  • Fernanda Aparecida Silva Universidade de Taubaté
  • Poliana Turino da Silva Monteiro Universidade de Taubaté
  • Ana Paula da Silva Universidade de Taubaté
  • Caroline Batalha Cé Universidade de Taubaté
  • Ana Lucia de Faria Universidade de Taubaté
  • Eliana Fatima de Almeida Nascimento Universidade de Taubaté
  • Teresa Celia de Mattos Moraes dos Santos Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1061

Palavras-chave:

Cancelamento

Resumo

O paciente, frente ao cancelamento da cirurgia, pode apresentar sentimentos: tristeza, agressividade, revolta, e perder a confiança da equipe cirúrgica. Objetivo: Identificar o sentimento do paciente internado frente ao cancelamento de sua cirurgia. Método: Pesquisa descritiva e quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu após aprovação do Comitê de Ética sob o n0 45/11, com 20 pacientes internados em um hospital do vale do Paraíba paulista. Resultados: Predominou:80% do sexo masculino, 30% de 51 a 60 anos. Principal causa cancelamento: 35% material, 10% vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 55% médicos, exames, vaga no centro cirúrgico ou infecção. Os sentimentos foram agrupados em quatro categorias: tristeza; estresse; conformismo e sentimentos variados.Conclusão: O perfil predominante dos pacientes foi de homens, entre 51 a 60 anos. A principal causa do cancelamento foi a falta de material; o sentimento de maior destaque foi a tristeza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Silva, Universidade de Taubaté

 Departamento de Enfermagem e Nutrição da Universidade de Taubaté

 

O paciente, frente ao cancelamento da cirurgia, pode apresentar sentimentos: tristeza, agressividade, revolta, e perder a confiança da equipe cirúrgica.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Como Citar

Silva, F. A., Monteiro, P. T. da S., da Silva, A. P., Cé, C. B., de Faria, A. L., Nascimento, E. F. de A., & dos Santos, T. C. de M. M. (2017). O SENTIMENTO DO PACIENTE FRENTE AO CANCELAMENTO DA CIRURGIA. Revista Univap, 22(40), 476. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1061

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)