ANÁLISE DAS QUESTÕES DO EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

Cleber Broietti, Rosimari Cristiane Evangelista, Hébila Mazaron, Mirian Aparecida Neris Fagundes Werner

Resumo


O aumento no número de instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis fez o Conselho Federal de Contabilidade instituir o Exame de Suficiência. O estudo teve como objetivo comparar as questões desse exame com o conteúdo da Matriz Curricular de um curso de Ciências Contábeis de uma instituição de Ensino Superior Público localizado no Norte do Paraná e verificar se as disciplinas dessa matriz estão relacionadas com as questões do Exame. Foram analisadas as provas do Exame de Suficiência do ano de 2011 até o ano de 2014, as questões foram classificadas conforme as disciplinas do edital do exame. Os conteúdos que constam na matriz também foram classificadas conforme essas disciplinas. Após a análise de dados os resultados obtidos demonstram que a disciplina mais exigida é a de Contabilidade Geral e que a Instituição estudada apresenta em sua maioria disciplinas que tem carga horária compatível com a quantidade de questões exigidas no Exame.

Palavras-chave


Exame de Suficiência; Ciências Contábeis; Matriz Curricular

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.517

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