A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Italo Campelo Conceição, Cleanecir Sousa Silva, Antonia Francisca da Siva Saraiva, Walter Saraiva Lopes

Resumo


A competitividade entre as empresas está crescendo cada vez mais, quem consegue uma maior diferenciação pode alcançar melhores resultados, não com o maior número de clientes, mas com um preço de venda justo. Nesse cenário o preço é um fator de extrema importância para o sucesso da empresa, pois apresenta um resultado efetivo e mais rápido afetando diretamente a lucratividade do negócio. Este artigo tem como objetivo esclarecer a importância da formação do preço de venda para as micro e pequenas empresas. A metodologia deste trabalho foi uma revisão da literatura, onde foram pesquisados assuntos pertinentes à formação de preço. Observou-se a importância da formação do preço de venda para a pequena empresa e que este método não é de domínio fácil para os gestores destes empreendimentos. Levando em consideração a dificuldade dos micro e pequenos empresários para precificar suas mercadorias de forma metódica e eficaz. Conclui-se que o preço de venda do produto ou serviço de forma correta pode ser um diferencial dentro da organização, podendo promover resultados que asseguram o sucesso do empreendimento.

Palavras-chave


Mercado; Custos; Micro e pequena empresa; Preço de Venda; Formação do Preço de Venda.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.820

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.