EXTENSÃO E PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE: UMA INTERLOCUÇÃO SOCIALMENTE CONSTRUÍDA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.885
Abstract
Apresenta uma revisão bibliográfica sobre extensão universitária, realizada no Portal Regional BVS por integrantes do Projeto de Extensão Antonio Gramsci: fomentando a concepção ativista de educação, da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Os objetivos foram aproximar extensão e pesquisa, identificando se a dimensão histórica e a dimensão reflexivo-crítica foram exploradas em produções científicas sobre extensão, a partir dos anos 90, marco da regulamentação legal do Sistema Único de Saúde (SUS), até 2014. Na relação com os vinte e dois artigos que compuseram o universo de estudo, apreendeu-se que algumas produções científicas utilizaram a dimensão histórica e a reflexivo-crítica em descrições e/ou narrativas. O estudo reafirmou que a extensão é uma modalidade formativa basilar para a formação para o SUS, por despertar os acadêmicos para a realidade, fora dos muros, e que o diálogo entre extensão e pesquisa amplia os horizontes humanos.
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2016-11-21
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Pinto, M. L., Rita, M. R., Lasch, N., Laurentino, R. T., Cruz, T. O., Tames, D. R., da Ros, M. A., & Lima, R. de C. G. S. (2016). EXTENSÃO E PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE: UMA INTERLOCUÇÃO SOCIALMENTE CONSTRUÍDA. Revista Univap, 22(40), 146. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.885
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Resumo - INIC
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This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.885Abstract
Apresenta uma revisão bibliográfica sobre extensão universitária, realizada no Portal Regional BVS por integrantes do Projeto de Extensão Antonio Gramsci: fomentando a concepção ativista de educação, da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Os objetivos foram aproximar extensão e pesquisa, identificando se a dimensão histórica e a dimensão reflexivo-crítica foram exploradas em produções científicas sobre extensão, a partir dos anos 90, marco da regulamentação legal do Sistema Único de Saúde (SUS), até 2014. Na relação com os vinte e dois artigos que compuseram o universo de estudo, apreendeu-se que algumas produções científicas utilizaram a dimensão histórica e a reflexivo-crítica em descrições e/ou narrativas. O estudo reafirmou que a extensão é uma modalidade formativa basilar para a formação para o SUS, por despertar os acadêmicos para a realidade, fora dos muros, e que o diálogo entre extensão e pesquisa amplia os horizontes humanos.Downloads
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