AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS NO ÂMBITO COMPETITIVO

Autores

  • Erica Aparecida Hott Faculdade do Sudeste Mineiro - FACSUM
  • Edevaldo de Castro Monteiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1339

Palavras-chave:

auditoria, gestão eficaz, processos organizacionais, tomada de decisão.

Resumo

A auditoria interna passou a ser um instrumento de amplo controle para os gestores, através de atividades que auxilia a administração como meio de identificar que os processos internos e políticas definidos pela companhia, assim como sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios definidos previamente, permitindo-lhes exercer com segurança o processo decisório sobre as importantes transações empresariais, sendo um diferencial no meio competitivo. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo apresentar a importância da auditoria interna dentro do âmbito organizacional nos dias atuais. Utilizou-se uma pesquisa descritiva, com base em estudos publicados que abordam o tema central deste estud. Conclui-se que a organização que investir na contratação do auditor interno terá mais chances de se alavancar no mercado competitivo diante dos avanços econômicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Aparecida Hott, Faculdade do Sudeste Mineiro - FACSUM

Erica Aparecida Hott é graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade do Sudeste Mineiro - Juiz de Fora -MG. Possui Magistério com habilitação em Educação Infantil em convênio com a Prefeitura Municipal de Manhuaçu e a E. Estadual Maria de Lucca P. Coelho. Atualmente atua na área de fiscal contábil com experiência na área de tributos.

Edevaldo de Castro Monteiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Edevaldo de Castro Monteiro é reingressante em Agronomia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ / Realiza pesquisa pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA Agrobiologia. É empreendedor rural na região da zona da mata mineira. É Técnico em Agropecuária e Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura (Tecnólogo em Cafeicultura) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES- Campus de Alegre. Possui Aperfeiçoamento em classificação e degustação de cafés arábica e robustas finos (conilon) pelo Centro de Comércio de Café de Vitória-ES - CCCV e pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café - CETCAF. 

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

Hott, E. A., & Monteiro, E. de C. (2017). AUDITORIA INTERNA: SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS NO ÂMBITO COMPETITIVO. Revista Univap, 22(40), 642. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1339