CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES

Autores

  • Valdeberto de Castro Monteiro Licenciado em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano.
  • Edevaldo de Castro Monteiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Erica Aparecida Hott Faculdade do Sudeste Mineiro -FACSUM

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1148

Palavras-chave:

agricultura, agroturismo, sustentabilidade

Resumo

A produção de alimentos em grande escala tornou-se assunto recorrente nos últimos anos. A necessidade de renovar e ou manter os recursos naturais para as próximas gerações é o tema de extrema relevância, pois há um crescente interesse da população pelo ambiente natural, motivo que tem despertado o setor de agroturismo, sendo este o grande precursor do desenvolvimento para no município de Venda Nova do Imigrante-ES, como uma fonte de renda familiar, demonstrando-lhes assim como o homem e a natureza interagem em harmonia. Neste contexto, o objetivo e mostrar que o homem pode usufruir da natureza sem degradá-la e manter ativa as tradições de seus antepassados. Contudo conclui-se que o desenvolvimento rural tem como abrangência a preservação da cobertura vegetal nativa, tornando um atrativo para o desenvolvimento rural sustentável que é o agroturismo, onde se tem o uso e a conservação do solo e da água uma atenção especial e ao mesmo tempo proporciona a renda aos agricultores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdeberto de Castro Monteiro, Licenciado em Geografia pelo Centro Universitário Claretiano.

Graduado em Geografia, Técnico em Agropecuária e Técnico em Cafeicultura formado pelo IFES- INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO - Campus de Alegre. e ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ALEGRE. Tem experiencia na área de Agronomia, Com enfase em Café, Hortaliças, Frutas e Assistência técnica. 

Edevaldo de Castro Monteiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Edevaldo de Castro Monteiro é reingressante em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ / Realiza pesquisa pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA Agrobiologia. É empreendedor rural na região da zona da mata mineira. É Técnico em Agropecuária e Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura (Tecnólogo em Cafeicultura) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES- Campus de Alegre. Possui Aperfeiçoamento em classificação e degustação de cafés arábica e robustas finos (conilon) pelo Centro de Comércio de Café de Vitória-ES - CCCV e pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café - CETCAF. 

Erica Aparecida Hott, Faculdade do Sudeste Mineiro -FACSUM

Erica Aparecida Hott é graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade do Sudeste Mineiro - Juiz de Fora -MG. Possui Magistério com habilitação em Educação Infantil em convênio com a Prefeitura Municipal de Manhuaçu e a E. Estadual Maria de Lucca P. Coelho. Atualmente atua na área de fiscal contábil com experiência na área de tributos.

Downloads

Publicado

2017-02-14

Como Citar

Monteiro, V. de C., Monteiro, E. de C., & Hott, E. A. (2017). CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES. Revista Univap, 22(40), 534. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1148