A CONTRIBUIÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO À SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE ETANOL NO BRASIL

Autores

  • Cristiane Mascarenhas Sampaio Universidade Federal do Rio de Janeiro - EQ/UFRJ.
  • Suzana Borschiver Universidade Federal do Rio de Janeiro - EQ/UFRJ.
  • Cláudia do Rosário Vaz Morgado Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i31.82

Palavras-chave:

Etanol, produção sustentável, sistema da gestão ambiental, sistema da gestão da responsabilidade social, certificação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a contribuição da implementação de sistemas da gestão ambiental (baseado na ABNT NBR ISO 14001) e da responsabilidade social (baseado na ABNT NBR 16001) nas empresas do setor sucroalcooleiro que buscam a demonstração da sustentabilidade de sua produção de etanol combustível. Através da correlação das normas em questão com esquemas privados de certificação, específicos para os biocombustíveis, concluiu-se que as empresas do setor que buscarem a implementação de ambos os sistemas de forma integrada, estarão em maior vantagem frente às demais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Mascarenhas Sampaio, Universidade Federal do Rio de Janeiro - EQ/UFRJ.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EQ/UFRJ. Área: Gestão e Inovação Tecnológica.

Suzana Borschiver, Universidade Federal do Rio de Janeiro - EQ/UFRJ.

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EQ/UFRJ. Área: Gestão e Inovação Tecnológica.

Cláudia do Rosário Vaz Morgado, Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Profa. Dra. da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Atua na graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e no Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

Sampaio, C. M., Borschiver, S., & Morgado, C. do R. V. (2012). A CONTRIBUIÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO À SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE ETANOL NO BRASIL. Revista Univap, 18(31), 87–101. https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i31.82