A MUSICALIDADE COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO


Autores

  • Matheus Dall'Orto Tavares
  • Keminy Bautz
  • Erica Pereira
  • Elias Werner

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1684

Resumo

Com a precarização do ensino imposta ao país, principalmente no que concerne a financiamentos do mesmo, os docentes encontram-se em posições delicadas sendo-lhes impostas extensas jornadas de trabalho em diferentes instituições para a manutenção do estilo de vida desejado. Pelo fato da exaustividade da rotina docente, o tempo, tanto de planejamento quanto de ministração das aulas fica escasso devido ao conteúdo a ser aprendido ser muito vasto. Uma alternativa que pode diminuir o estresse do educador e chamar a atenção dos educandos, além de estimulá-los a aprender pode ser a utilização da musicalidade inerente ao indivíduo, por meio da confecção de paródias, viabilizando aproximar os educandos dos temas abordados e incentivar o uso da criatividade. Ao fim do trabalho foi possível observar que, ao estimular o raciocínio dos educandos e valorizar sua produção e reformulação dos conceitos compreendidos pelos mesmos, houve uma aprendizagem significativa.

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

Tavares, M. D., Bautz, K., Pereira, E., & Werner, E. (2016). A MUSICALIDADE COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Univap, 22(40), 232. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1684