DO REAL AO MANIPULADO

A MANIPULAÇÃO DE IMAGEM NA FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA E SUA (POSSÍVEL) INFLUÊNCIA NOS CONSUMIDORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i63.4442

Palabras clave:

Fotografia, Fotografia Publicitária, Manipulação de Imagem, Retoque de pele, Publicidade

Resumen

O presente artigo aborda a relação da fotografia com a publicidade e os processos em uma produção de foto publicitária, aprofundando estudos sobre a manipulação de imagem e seus reais impactos dentro da publicidade. As fotos publicitárias são manipuladas artificialmente, trazendo um resultado positivo através de aspectos visuais em anúncios e, tornando assim, uma marca mais atraente, todavia, contempla conflitos negativos por meio de comportamentos sociais que podem surgir a partir disso. Portanto, este trabalho teve como objetivo compreender como a manipulação de imagem pode influenciar os consumidores. A partir de uma metodologia de pesquisa aplicada, foi desenvolvido um questionário on-line, cujos resultados constataram que, atualmente, as pessoas percebem quando há manipulação de imagem, o que acarreta em mudanças comportamentais na sociedade, porém, mesmo assim, continuam a consumir as marcas que se utilizam dessa técnica em seus anúncios

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Biografía del autor/a

Daniel Mota Viero, Universidade Feevale

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale.

Luis Henrique Rauber, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Inclusão Social e Acessibilidade, especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale.

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Publicado

2023-10-31

Cómo citar

Viero, D. M., Rauber, L. H., & Barth, M. (2023). DO REAL AO MANIPULADO: A MANIPULAÇÃO DE IMAGEM NA FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA E SUA (POSSÍVEL) INFLUÊNCIA NOS CONSUMIDORES. Revista Univap, 29(63). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i63.4442

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas

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