“FUTEBOL TAMBÉM É COISA DE MENINA”: UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO FEMININO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i30.27Palabras clave:
Gênero feminino, Desigualdade, Inclusão, Futebol na Escola.Resumen
Neste artigo, apresenta-se um estudo sobre o gênero feminino nas três turmas de sétimas séries do período vespertino da E.E.B. Natálio Vassoler, Forquilhinha (SC), tendo como objetivo identificar e analisar como as meninas são tratadas e como elas reagem perante as oportunidades ou impedimentos nas práticas esportivas, quando o assunto é o futebol na escola. A abordagem teórica vincula-se às reflexões de LOURO (1997), COSTA (2001), SARTORI (2004) e CONNELL (2009), levando em consideração documentos como os PCNs: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (1998), PCNs: Educação Física (1998), entre outros. Os dados do estudo são compostos por produções textuais escritas, como opiniões relatadas em um breve depoimento pelos meninos e meninas das referidas séries, a partir da leitura, compreensão e discussão do texto “Futebol também é coisa de menina”, do livro didático de Língua Portuguesa do 4º ano do ensino fundamental de Prado e Hülle, uma reportagem publicada pela revista Recreio, da Editora Abril, do mês de maio de 2000. O trabalho permitiu compreender que as relações sexistas nessas turmas reforçam a existência de desigualdade entre os meninos e meninas no espaço esportivo escolar, do qual as meninas ainda se sentem excluídas. Percebem-se diferenças nas funções sociais que vivem e nos quais continuam visualizando os valores construídos socialmente ao longo do tempo.
Palavras-chave: Gênero feminino; Desigualdade; Inclusão; Futebol na Escola.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode