INCIDÊNCIAS DA CONTRARREFORMA DO ESTADO BRASILEIRO NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1767Palabras clave:
Contrarreforma. Neoliberalismo. Estado. Educação Superior.Resumen
O presente trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, referendada na teoria social crítica. A priori, realizaram-se abordagens em torno das configurações econômicas, políticas, sociais e culturais resultantes do contínuo processo de contrarreforma do Estado brasileiro. Posteriormente, foram realizadas análises acerca das inflexões provocadas pelo referido processo de desmonte do Estado, com ênfase na política de educação superior, problematizando as peculiaridades que a referida política vem adquirindo a partir dos anos de 1990, momento de efervescência da espoliadora política neoliberal. Para tanto, abordou-se, enquanto consequência do neoliberalismo, os impactos que a educação vem sofrendo no cenário contemporâneo, a exemplo da expansão mercantil das instituições de ensino superior, da fragmentação e precarização do ensino, bem como o produtivismo acadêmico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode