CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1705Palabras clave:
Consumidor, Contemporâneo, Retrô, CaféResumen
Este artigo traz um recorte sobre a sociedade e o indivíduo contemporâneo, onde os bens de consumo refletem o intangível e a nostalgia como uma necessidade do consumidor. O termo “retrô” é acionado com frequência em uma sociedade que se alimenta das ilimitadas possibilidades de consumo nostálgico oferecido pela tecnologia. O passado se porta como detentor de um significado emocional, já que o antigo ilustra os desejos presentes do consumidor. Novas oportunidades mercadológicas, evocando outras épocas, focam valores e emoções sanando desejos e necessidade reais no consumidor contemporâneo. Frente a este cenário torna-se possível a criação de uma marca com características estéticas retrô, mas que dialogue com um consumidor contemporâneo, disposto a consumir um produto tradicional como o café em um cenário que o remeta ao passado, sem se distanciar da contemporaneidade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode