CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO


Authors

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1705

Abstract

Este artigo traz um recorte sobre a sociedade e o indivíduo contemporâneo, onde os bens de consumo refletem o intangível e a nostalgia como uma necessidade do consumidor. O termo  “retrô” é acionado com frequência em uma sociedade que se alimenta das ilimitadas possibilidades de consumo nostálgico oferecido pela tecnologia. O passado se porta como detentor de um significado emocional, já que o antigo ilustra os desejos presentes do consumidor. Novas oportunidades mercadológicas, evocando outras épocas, focam valores e emoções sanando desejos e necessidade reais no consumidor contemporâneo. Frente a este cenário torna-se possível a  criação de uma marca com características estéticas retrô, mas que dialogue com um consumidor contemporâneo, disposto a consumir um produto tradicional como o café em um cenário que o remeta ao passado, sem se distanciar da contemporaneidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Giovanna Vivian Goulart Palma, Universidade do Vale do Paraíba

Estudante de Jornalismo na FCSAC - UNIVAP

Published

2017-05-03

How to Cite

Goulart Palma, G. V., & de Oliveira, V. B. (2017). CAFÉ RETRÔ: INVOCANDO UMA VOLTA AO PASSADO EM UM CENÁRIO MERCADOLÓGICO CONTEMPORÂNEO. Revista Univap, 22(40), 857. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1705