AVALIAÇÃO DA DOR LOMBAR CRÔNICA EM PRATICANTES AMADORES DE MUSCULAÇÃO PONDERADOS PELOS INSTRUMENTOS: Oswestry e Roland Morris
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1246Palabras clave:
Musculação, Dor lombar, Fisioterapia, LombalgiaResumen
Resumo: A dor lombar acomete uma parcela importante da população mundial, e é uma das principais causas de lesões em indivíduos praticantes de atividades físicas em especial a musculação, Trata-se de um estudo controlado, randomizado, duplo cego, qualiquantitativo, descritivo e analítico. Os instrumentos de avaliação que foram utilizados nesse estudo são: Oswestry e Roland Morris (RMDQ), A escolha dos participantes foi feita de forma aleatória. A amostra foi composta por 50 indivíduos, sendo 25 do gênero masculino e 25 do gênero feminino. Os resultados da análise dos instrumentos para o gênero feminino apontou um valor de P<0,0003, já para o grupo do gênero masculino observou-se um valor de P<0,0415 foi considerado relevante, confirmando a dor lombar entre os mesmos. Conclui-se que a amostra analisada no presente estudo apresenta dor e incapacidade lombar na prática constante da musculação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licencia permite que otros distribuyan, remezclen, adapten y creen a partir de su trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue el crédito correspondiente por la creación original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode