ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DE REAGENTES QUÍMICOS DE USO ACADÊMICO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO FTIR-UATR
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.784
Abstract
No meio acadêmico é comum a utilização de alguns reagentes com o prazo de validade fora do indicado pelo fabricante. Neste trabalho foram analisados reagentes no prazo de validade e após o prazo de validade coletados em laboratórios químicos, com intuito da criação de dados que comprovem a degradação gradativa dos mesmos após o vencimento da data prevista pelo fabricante, e quantificar a perda de pureza do reagente. Foi utilizada a técnica de espectroscopia no infravermelho FTIR-UATR e calculado as áreas de uma banda de referência para obtenção da porcentagem de degradação. Apesar do comportamento variado de cada reagente, as análises comprovaram que, numa visão geram, o uso de reagentes vencidos no meio acadêmico não representa grandes alterações nos produtos obtidos em reações químicas, pelo contrário pode representar uma economia financeira substancial.
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Published
2017-01-16
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Souza, H. L., Ferreira, W. C., Cho, L. Y., & Sakane, K. K. (2017). ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DE REAGENTES QUÍMICOS DE USO ACADÊMICO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO FTIR-UATR. Revista Univap, 22(40), 304. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.784
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Resumo - INIC
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This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
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http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
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https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.784Abstract
No meio acadêmico é comum a utilização de alguns reagentes com o prazo de validade fora do indicado pelo fabricante. Neste trabalho foram analisados reagentes no prazo de validade e após o prazo de validade coletados em laboratórios químicos, com intuito da criação de dados que comprovem a degradação gradativa dos mesmos após o vencimento da data prevista pelo fabricante, e quantificar a perda de pureza do reagente. Foi utilizada a técnica de espectroscopia no infravermelho FTIR-UATR e calculado as áreas de uma banda de referência para obtenção da porcentagem de degradação. Apesar do comportamento variado de cada reagente, as análises comprovaram que, numa visão geram, o uso de reagentes vencidos no meio acadêmico não representa grandes alterações nos produtos obtidos em reações químicas, pelo contrário pode representar uma economia financeira substancial.
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