A LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA PRODUÇÃO PARTILHADA DO CONHECIMENTO NA COMUNIDADE XAVANTE DE SANGRADOURO-MT
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2612
Abstract
O presente artigo apresenta reflexões conceituais, memórias e narrativas sobre as vivências entre pesquisadores da Universidade de São Paulo, indígenas Xavantes e Bororos na aldeia de Sangradouro - MT. A partir de uma oficina de audiovisual promovida pelo Ceddip (Centro de estudos de pesquisa digital partilhada - Diversitas USP) foram criados processos de troca de conhecimento e comunhão de autorias em dinâmicas de produção de vídeos com temáticas deliberadas por rodas de conversa. Chamamos aqui a proposta de produção de conhecimento entre universidade e comunidade de Produção Partilhada do Conhecimento. Subvertendo a lógica tradicional de pesquisa dicotômica entre objeto de pesquisa e pesquisador, a proposição de Produção Partilhada do Conhecimento tem como objetivo favorecer a autoria e a participação ativa da comunidade não acadêmica na pesquisa. Na ocasião, grupos indígenas Xavantes e estudantes da Universidade de São Paulo puderam juntos criar vídeos sobre a cultura Xavante.
Downloads
Download data is not yet available.
References
GADAMER, Hans-Georg. Estética y hermenéutica. Madrid: Technos, 1991.
LAZANEO, Caio. Produção Partilhada do conhecimento: uma experiência com as comunidades indígenas Xavante e Karajá. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MONTOYA ROJAS, Rodrigo. Porvenir de la cultura quechua en Perú: Desde Lima, Villa El Salvador y Puquio. Lima: Fondo Editorial de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2010.
RAMOS, Jonathas Beck. Texturas sonoras na Produção Partilhada do Conhecimento: o áudio na produção de conhecimento em hipermídia. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
RIBEIRO, José da Silva. Pesquisa e Ensino em Antropologia, Antropologia Visual, Antropologia Digital In: LANDA, Mariano Báez; ALVAREZ, Gabriel O (org). Olhar in(com)formado: teorias e práticas na antropologia visual.1 ed. Goiânia: Imprensa Universitária, 2017. p. 102-144. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1249/o/EZ8R37_O.PDF. Acesso em: 15 out. 2021.
Downloads
Published
2021-10-26
How to Cite
Ramos, J. B. (2021). A LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA PRODUÇÃO PARTILHADA DO CONHECIMENTO NA COMUNIDADE XAVANTE DE SANGRADOURO-MT. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2612
Issue
Section
Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2612Abstract
O presente artigo apresenta reflexões conceituais, memórias e narrativas sobre as vivências entre pesquisadores da Universidade de São Paulo, indígenas Xavantes e Bororos na aldeia de Sangradouro - MT. A partir de uma oficina de audiovisual promovida pelo Ceddip (Centro de estudos de pesquisa digital partilhada - Diversitas USP) foram criados processos de troca de conhecimento e comunhão de autorias em dinâmicas de produção de vídeos com temáticas deliberadas por rodas de conversa. Chamamos aqui a proposta de produção de conhecimento entre universidade e comunidade de Produção Partilhada do Conhecimento. Subvertendo a lógica tradicional de pesquisa dicotômica entre objeto de pesquisa e pesquisador, a proposição de Produção Partilhada do Conhecimento tem como objetivo favorecer a autoria e a participação ativa da comunidade não acadêmica na pesquisa. Na ocasião, grupos indígenas Xavantes e estudantes da Universidade de São Paulo puderam juntos criar vídeos sobre a cultura Xavante.
Downloads
References
GADAMER, Hans-Georg. Estética y hermenéutica. Madrid: Technos, 1991.
LAZANEO, Caio. Produção Partilhada do conhecimento: uma experiência com as comunidades indígenas Xavante e Karajá. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MONTOYA ROJAS, Rodrigo. Porvenir de la cultura quechua en Perú: Desde Lima, Villa El Salvador y Puquio. Lima: Fondo Editorial de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2010.
RAMOS, Jonathas Beck. Texturas sonoras na Produção Partilhada do Conhecimento: o áudio na produção de conhecimento em hipermídia. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
RIBEIRO, José da Silva. Pesquisa e Ensino em Antropologia, Antropologia Visual, Antropologia Digital In: LANDA, Mariano Báez; ALVAREZ, Gabriel O (org). Olhar in(com)formado: teorias e práticas na antropologia visual.1 ed. Goiânia: Imprensa Universitária, 2017. p. 102-144. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1249/o/EZ8R37_O.PDF. Acesso em: 15 out. 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode