INFLUÊNCIA DA Commelina diffusa L. NO DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES CULTIVARES DO FEIJOEIRO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1573
Abstract
A cultura do feijoeiro possui um lugar de destaque na agricultura brasileira, sendo um dos alimentos mais produzidos e consumidos no país. Seu desenvolvimento pode sofrer importantes interferências devido a diversos fatores, dentre eles, a presença de plantas daninhas, que competem por água, luz e nutrientes, causando consideráveis quedas na produtividade da cultura. Objetivou-se com este trabalho avaliar a influência da trapoeraba no desenvolvimento de diferentes cultivares do feijoeiro. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, onde quatro cultivares de feijoeiro, sendo elas BRS Estilo, Mulato + Precoce, Carioca Comum e Rosinha Carioca, foram semeadas em vasos, com e sem propágulos de trapoeraba. Posteriormente foram avaliadas diferentes variáveis das plantas adultas: altura da planta, diâmetro do caule, comprimento, largura da folha, número de folhas, número de vagens maduras, número de vagens chochas e número total de vagens. Das cultivares estudadas, apenas o Mulato + Precoce e Carioca Comum foram influenciadas pela trapoeraba, apresentando uma redução significativa na altura das plantas.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-04-18
How to Cite
Marques Junior, E., Moreira, P. E. da S., Altoé, M. S., Garcia, I. R., Gonçalves, A. O., da Rocha, M. R., & Dalvi, L. P. (2017). INFLUÊNCIA DA Commelina diffusa L. NO DESENVOLVIMENTO DE DIFERENTES CULTIVARES DO FEIJOEIRO. Revista Univap, 22(40), 774. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1573
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1573Abstract
A cultura do feijoeiro possui um lugar de destaque na agricultura brasileira, sendo um dos alimentos mais produzidos e consumidos no país. Seu desenvolvimento pode sofrer importantes interferências devido a diversos fatores, dentre eles, a presença de plantas daninhas, que competem por água, luz e nutrientes, causando consideráveis quedas na produtividade da cultura. Objetivou-se com este trabalho avaliar a influência da trapoeraba no desenvolvimento de diferentes cultivares do feijoeiro. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, onde quatro cultivares de feijoeiro, sendo elas BRS Estilo, Mulato + Precoce, Carioca Comum e Rosinha Carioca, foram semeadas em vasos, com e sem propágulos de trapoeraba. Posteriormente foram avaliadas diferentes variáveis das plantas adultas: altura da planta, diâmetro do caule, comprimento, largura da folha, número de folhas, número de vagens maduras, número de vagens chochas e número total de vagens. Das cultivares estudadas, apenas o Mulato + Precoce e Carioca Comum foram influenciadas pela trapoeraba, apresentando uma redução significativa na altura das plantas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode