AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE BACCHARIS DRACUNCULIFOLIA E PEUMUS BOLDUS NO PROCESSO FIBROSANTE HEPÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1363
Abstract
As doenças do fígado são consideradas um problema de saúde mundial e ainda terapias eficientes não foram desenvolvidas para a maioria dessas patologias. Mais especificamente, a fibrose hepática é característica comum do início de várias das anomalias no órgão. Dentro desse contexto, a busca por novos fármacos é necessária e o uso de plantas medicinais tem ganhado destaque. Neste trabalho, foi avaliado os efeitos dos extratos de Baccharis dracunculifolia e Peumus boldus em culturas de células hepáticas estreladas LX-2 em relação as alterações na morfologia dos filamentos de actina do citoesqueleto e no núcleo celular em ensaios de microscopia e na avaliação do padrão de expressão de genes relacionados à processos de apoptose e marcadores clássicos da fibrose hepática. Nos resultados, para as concentrações testadas o extrato de P. boldus altera o perfil de expressão de genes relacionados a apoptose causando maior estresse celular e quebrando a homeostase celular quando observados os filamentos de actina. Enquanto que a planta B. dracunculifolia apresentou uma grande melhora na reorganização do citoesqueleto e diminuição do estresse celular.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-24
How to Cite
Silva, C. M. da, Silva, B. de O., Caetano, F. H., & Moraes, K. C. M. (2017). AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE BACCHARIS DRACUNCULIFOLIA E PEUMUS BOLDUS NO PROCESSO FIBROSANTE HEPÁTICO. Revista Univap, 22(40), 660. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1363
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1363Abstract
As doenças do fígado são consideradas um problema de saúde mundial e ainda terapias eficientes não foram desenvolvidas para a maioria dessas patologias. Mais especificamente, a fibrose hepática é característica comum do início de várias das anomalias no órgão. Dentro desse contexto, a busca por novos fármacos é necessária e o uso de plantas medicinais tem ganhado destaque. Neste trabalho, foi avaliado os efeitos dos extratos de Baccharis dracunculifolia e Peumus boldus em culturas de células hepáticas estreladas LX-2 em relação as alterações na morfologia dos filamentos de actina do citoesqueleto e no núcleo celular em ensaios de microscopia e na avaliação do padrão de expressão de genes relacionados à processos de apoptose e marcadores clássicos da fibrose hepática. Nos resultados, para as concentrações testadas o extrato de P. boldus altera o perfil de expressão de genes relacionados a apoptose causando maior estresse celular e quebrando a homeostase celular quando observados os filamentos de actina. Enquanto que a planta B. dracunculifolia apresentou uma grande melhora na reorganização do citoesqueleto e diminuição do estresse celular.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode