CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA

Autores

  • Karen Cristiane Martinez Moraes Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.8

Resumo

Nos últimos anos, a educação brasileira vem sendo remodelada e os educadores incentivados a desenvolver um trabalho pedagógico que colabore com a construção do conhecimento pelos alunos, transformando-os em cidadãos críticos e participativos. Paralelamente, o ensino de Ciências e da Biologia vem se transformando em um desafio para os professores frente aos avanços crescentes nesse campo do conhecimento, exigindo desses profissionais uma frequente atualização científica e uma reciclagem de suas concepções dogmáticas sobre ciências. A sociedade moderna clama por um docente contextualizado em seu meio, capaz de colaborar com a formação de cidadãos conscientes e as novas Diretrizes do ensino básico respaldam essa demanda social, fazendo com que a Escola assuma um papel fundamental na formação do aluno que passa agora a aprender para a vida. O presente trabalho se caracteriza como uma breve revisão crítica das demandas educacionais da sociedade moderna brasileira.

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Publicado

2011-08-31

Como Citar

Moraes, K. C. M. (2011). CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA. Revista Univap, 17(29), 3–12. https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.8