CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.8
Resumo
Nos últimos anos, a educação brasileira vem sendo remodelada e os educadores incentivados a desenvolver um trabalho pedagógico que colabore com a construção do conhecimento pelos alunos, transformando-os em cidadãos críticos e participativos. Paralelamente, o ensino de Ciências e da Biologia vem se transformando em um desafio para os professores frente aos avanços crescentes nesse campo do conhecimento, exigindo desses profissionais uma frequente atualização científica e uma reciclagem de suas concepções dogmáticas sobre ciências. A sociedade moderna clama por um docente contextualizado em seu meio, capaz de colaborar com a formação de cidadãos conscientes e as novas Diretrizes do ensino básico respaldam essa demanda social, fazendo com que a Escola assuma um papel fundamental na formação do aluno que passa agora a aprender para a vida. O presente trabalho se caracteriza como uma breve revisão crítica das demandas educacionais da sociedade moderna brasileira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-08-31
Como Citar
Moraes, K. C. M. (2011). CONSTRUTIVISMO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA - DA SALA DE AULA PARA O LABORATÓRIO DA VIDA. Revista Univap, 17(29), 3–12. https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.8
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.8Resumo
Nos últimos anos, a educação brasileira vem sendo remodelada e os educadores incentivados a desenvolver um trabalho pedagógico que colabore com a construção do conhecimento pelos alunos, transformando-os em cidadãos críticos e participativos. Paralelamente, o ensino de Ciências e da Biologia vem se transformando em um desafio para os professores frente aos avanços crescentes nesse campo do conhecimento, exigindo desses profissionais uma frequente atualização científica e uma reciclagem de suas concepções dogmáticas sobre ciências. A sociedade moderna clama por um docente contextualizado em seu meio, capaz de colaborar com a formação de cidadãos conscientes e as novas Diretrizes do ensino básico respaldam essa demanda social, fazendo com que a Escola assuma um papel fundamental na formação do aluno que passa agora a aprender para a vida. O presente trabalho se caracteriza como uma breve revisão crítica das demandas educacionais da sociedade moderna brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode