POTENCIAL ANTIOXIDANTE DE Lippia alba (MILL.) N.E. BR. OCORRENTE NA REGIÃO DO PONTAL DO TRIANGULO MINEIRO, MG.

Priscila Ferrari Morais, Luciane Maria Aparecida Nogueira, Juliana Aparecida Povh

Resumo


O Cerrado inclui considerável variedade de fisionomias vegetais, devido à expansão agrícola muitas espécies nativas estão sendo perdidas de maneira irreversível. Plantas da família Verbenaceae ocorrem no Cerrado brasileiro e estão incluídas espécies aromáticas, e que, podem apresentar substâncias com potencial medicinal. No Brasil Lippia alba ocorre em praticamente todas as regiões, onde é muito utilizada como planta medicinal por suas propriedades sedativa, carminativa e analgésica. Os compostos fenólicos encontrados nas plantas possuem alto poder antioxidante. Os antioxidantes são compostos químicos que podem diminuir a ação de radicais livres no organismo. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo quantificar o potencial antioxidante em dois quimiotipos de Lippia alba. Os resultados demonstram valores significativamente maiores de fenóis totais, flavonoides e atividade antioxidante em L. alba 2 em relação à L. alba 1.

Palavras-chave


quimiotipo, óleos essenciais, Verbenaceae

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.960

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 8 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.