TOXICIDADE DE ÓLEOS ESSENCIAIS PARA O CONTROLE DE Tetranychus urticae KOCH, 1836 (ACARI: TETRANYCHIDAE)

Camila Santos Teixeira, Camila Costabeber Nunes, Romário Vargas, José Romário de Carvalho, Hugo Bolsoni Zago

Resumo


O ácaro rajado é considerado uma importante praga agrícola, causando danos em diferentes cultivos. O controle à base de acaricidas químicos pode vir a causar problemas ambientais e à saúde do homem. Desta forma o uso de óleos essenciais obtidos de produtos botânicos é uma alternativa no controle de pragas por apresentar baixo efeito residual, sendo objetivo deste trabalho avaliar a mortalidade e o efeito na fertilidade de fêmeas adultas de Tetranychus urticae submetidas a tratamentos com óleos essenciais de laranja doce e limoneno, fornecidos pela empresa Ferquima Indústria e Comércio LTDA., e pela empresa Pack Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários LTDA., respectivamente. Para avaliar a ação fumigante do óleo essencial sobre os ácaros foram realizados testes submetendo fêmeas adultas de T. urticae à dose pura do óleo essencial utilizando as dosagens de 5, 15 e 25 µL em câmaras de fumigação. Após o período de exposição ao óleo foi contabilizado o número de ácaros mortos e a quantidade de ovos depositados. Os resultados não foram significativos para mortalidade e para fertilidade de fêmeas adultas de T. urticae.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1690

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.