AVALIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DA TERAPIA FOTODINÂMICA COM AZUL DE METILENO AO ÓLEO SAFETEAM® SOBRE CEPAS DE CANDIDA ALBICANS ISOLADAS DE CATETER
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.380Palavras-chave:
Candida albicans, óleo essencial, terapia fotodinâmica.Resumo
As espécies de Candida estão entre as principais causas de infecção da corrente sanguínea, promovendo elevados índices de mortalidade, sendo a Candida albicans a espécie mais frequente em infecções hospitalares. Atualmente, diversos medicamentos antifúngicos são utilizados, porém podem ser tóxicos ao hospedeiro e, com o seu uso excessivo, as leveduras têm adquirido resistência ao tratamento convencional. O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos da associação da Terapia Fotodinâmica (PDT) com Azul de Metileno ao óleo Safeteam® e o seu efeito na inativação sobre cepas de Candida albicans isoladas de cateter. O experimento foi realizado com a irradiação dos grupos, em placa de Kline, utilizando LED (Diodo Emissor de Luz) e densidade de energia de 15 J/cm², sendo, posteriormente, incubadas a 37ºC por 48h, e realizada análise quantitativa para avaliar o percentual de redução de Unidades Formadoras de Colônias (UFCs). Quando analisado o efeito da associação do óleo Safeteam® à PDT, foi observada uma significativa redução de UFCs, quando comparado ao grupo controle e o grupo utilizando o óleo e a PDT isoladamente, demonstrando ser uma promissora modalidade terapêutica na inativação, in vitro, de cepas de Candida albicans isoladas de cateter.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode