MORALIDADE, CIVILIDADE E O HASTEAMENTO DA BANDEIRA IMPERIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RONDÔNIA: A TRADIÇÃO À LUZ DE GIDDENS & HOBSBAWM

Igor Gomes Duarte Gomide dos Santos

Resumo


Um sentimento nostálgico tem invadido os discursos políticos na América Latina, em especial no Brasil. Enquanto candidatos defendem valores morais, cidadãos relembram épocas passadas com saudosismo. Neste trabalho, separa-se, como estudo de caso, a Lei Estadual nº 4.225/2017 do Estado de Rondônia, que prevê o hasteamento da bandeira imperial para que a nova geração absorva valores morais e de civilidade sob a perspectiva dos estudos da invenção de tradições de Anthony Giddens e da utilização dessas tradições inventadas para um determinado fim, de Eric Hobsbawm. Conclui-se que os sentimentos levantados por discursos políticos apontam para a criação de uma tradição que não corresponde à realidade do passado. Conclui-se que a Lei nº 4.225/2017 é um ponto estereotipado de um programa de ações muito maior, planejado e com fins de, por intermédio de uma bandeira de valores tradicionais, contrapor-se ao programa de direitos humanos.


Palavras-chave


Direitos humanos; tradição; moralidade; política.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.1987

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.