A INSUSTENTABILIDADE URBANA NUM CONTEXTO DE MEDO DO CRIME: PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES DA PERIFERIA DE BELÉM-PA

Autores

  • Rosália do Socorro da Silva Corrêa Universidade da Amazônia
  • Jane Farias Ferreira Universidade da Amazônia – UNAMA, Belém- PA

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.797

Palavras-chave:

Insustentabilidade urbana. Medo do crime. Percepção dos Adolescentes.

Resumo

A insustentabilidade urbana se opõe a ideia de um espaço urbano estruturado com base na garantia de direitos, relativos à vida na cidade, para as atuais e futuras gerações. Esta perspectiva não admite a presença do sentimento de medo do crime, o que eliminaria qualquer possibilidade de vida social saudável e bem estar dos moradores. Com base nesse ideal de sustentabilidade o artigo apresenta uma discussão sobre criminalidade e o medo na percepção de adolescentes, moradores da periferia de Belém-PA, área onde a criminalidade se apresenta de forma mais intensa e provoca o sentimento de medo, ao mesmo tempo em que estimula diferentes estratégias preventivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosália do Socorro da Silva Corrêa, Universidade da Amazônia

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB; Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ-RJ; Especialista em Ciência Política pela Universidade Federal da Pará-UFPA; Professora e Pesquisadora da Universidade da Amazônia-UNAMA (Belém-PA). Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação, Desenvolvimento Humano e Sociedade.

Jane Farias Ferreira, Universidade da Amazônia – UNAMA, Belém- PA

Mestranda do Programa de Mestrando em Desenvolvimento Meio Ambiente Urbano

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

Corrêa, R. do S. da S., & Ferreira, J. F. (2016). A INSUSTENTABILIDADE URBANA NUM CONTEXTO DE MEDO DO CRIME: PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES DA PERIFERIA DE BELÉM-PA. Revista Univap, 22(40), 193. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.797