CARACTERIZAÇÃO RESPIROMÉTRICA DA DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO DO SEDIMENTO (DBOS) E MODELAGEM DE SEUS IMPACTOS SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA

Letícia Mothé do Nascimento Rodrigues, Renato Pereira de Andrade, Aloísio José Bueno Cotta

Resumo


A contribuição da matéria orgânica acumulada nos sedimentos do leito do rio São Mateus sobre a dinâmica do oxigênio dissolvido nas águas foi avaliada mediante a coleta e caracterização respirométrica de amostras de água e sedimento. A constante de desoxigenação do sedimento foi determinada e incluída nos parâmetros de entrada do modelo da capacidade autodepurativa desenvolvido para o rio São Mateus. Variações na constituição entre as amostras coletadas em dois pontos, um antes e outro após o rio receber os despejos da cidade de São Mateus-ES, foram estudados e revelaram que depois da cidade o teor de MO é mais de 30 vezes superior e que a velocidade de consumo de OD é mais de 5 vezes superior com relação ao ponto antes. Os valores obtidos para a constante, estão de acordo com as referências e demonstram o impacto da elevada descarga dos efluentes municipais, ricos em esgoto sanitário não tratado, sobre a qualidade dos sedimentos e das águas no ponto a jusante da cidade.

Palavras-chave


Respirometria; consumo de oxigênio e sedimento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1570

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.