ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E ORGANOLÉPTICAS DE SABONTES LIQUÍDOS INTÍMOS FEMININOS

Noelma Sousa Felix, Luciano Pereira Cabral, Wendel Simões Fernandes, Simone Aparecida de Biazzi Lapena

Resumo


Resumo – Os sabonetes íntimos líquidos femininos são produtos destinados à higienização da região intima e segundo a ANVISA são classificados como produtos de risco potencial, pois eles podem facilmente desequilibrar a flora vaginal e ocasionar vulvovaginites. Neste estudo, foram analisadas as características físico-químicas, organolépticas e testes de centrifugação, de seis amostras de sabonetes líquidos íntimos femininos de abrangência nacional e comercialização local. De forma geral, constatou-se que apenas duas das amostras analisadas não apresentaram resultado satisfatório, as demais amostras apresentaram características físico-químicas (pH, índice de espuma) e organolépticas (cor, odor e consistência), adequadas a comercialização, atendendo aos parâmetros fisiológicos e apresentando aceitação pelo mercado consumidor (BEZERRA et al., 2016).


Palavras-chave


Sabonetes líquidos, região íntima, pH, higienização

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1283

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 8 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.