A PAISAGEM DAS BORDAS RODOVIÁRIAS: FORMAS CONFIGURADAS ENTRE A PREVISIBILIDADE E IMPREVISIBILIDADE DO PLANEJAMENTO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1276
Resumo
Objetivando analisar a paisagem urbana das bordas rodoviárias, modelada entre a previsibilidade e imprevisibilidade do planejamento urbano. Tomamos como caso exemplar, o entroncamento da Rodovia Washington Luiz com o Arco Metropolitano, no bairro Figueira, em Duque de Caxias, RJ. O impacto causado na paisagem natural e urbana sem o planejamento da paisagem, tende a impactar áreas no processo de ocupação descontrolada. A consequência na paisagem é a modelagem de formas e usos para os espaços que não dialogam com as demais infraestruturas e nem com a tipo-morfologia urbana que caracteriza o lugar. O tema debatido pretende dar visibilidade a importância da pesquisa sobre as dinâmicas locais que tendem a ser impactadas por grandes intervenções de mobilidade urbana, como forma de antever e pensar o projeto urbano que media espaços públicos e privados num desenho urbano comprometido com a qualidade do lugar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-03-07
Como Citar
Izabel, G., Barbosa, R., Ferreira, P., Souza, I., & Coelho, G. (2017). A PAISAGEM DAS BORDAS RODOVIÁRIAS: FORMAS CONFIGURADAS ENTRE A PREVISIBILIDADE E IMPREVISIBILIDADE DO PLANEJAMENTO URBANO. Revista Univap, 22(40), 615. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1276
Edição
Seção
Resumo - INIC
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1276Resumo
Objetivando analisar a paisagem urbana das bordas rodoviárias, modelada entre a previsibilidade e imprevisibilidade do planejamento urbano. Tomamos como caso exemplar, o entroncamento da Rodovia Washington Luiz com o Arco Metropolitano, no bairro Figueira, em Duque de Caxias, RJ. O impacto causado na paisagem natural e urbana sem o planejamento da paisagem, tende a impactar áreas no processo de ocupação descontrolada. A consequência na paisagem é a modelagem de formas e usos para os espaços que não dialogam com as demais infraestruturas e nem com a tipo-morfologia urbana que caracteriza o lugar. O tema debatido pretende dar visibilidade a importância da pesquisa sobre as dinâmicas locais que tendem a ser impactadas por grandes intervenções de mobilidade urbana, como forma de antever e pensar o projeto urbano que media espaços públicos e privados num desenho urbano comprometido com a qualidade do lugar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode