A PAISAGEM DAS BORDAS RODOVIÁRIAS: FORMAS CONFIGURADAS ENTRE A PREVISIBILIDADE E IMPREVISIBILIDADE DO PLANEJAMENTO URBANO
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1276
Abstract
Objetivando analisar a paisagem urbana das bordas rodoviárias, modelada entre a previsibilidade e imprevisibilidade do planejamento urbano. Tomamos como caso exemplar, o entroncamento da Rodovia Washington Luiz com o Arco Metropolitano, no bairro Figueira, em Duque de Caxias, RJ. O impacto causado na paisagem natural e urbana sem o planejamento da paisagem, tende a impactar áreas no processo de ocupação descontrolada. A consequência na paisagem é a modelagem de formas e usos para os espaços que não dialogam com as demais infraestruturas e nem com a tipo-morfologia urbana que caracteriza o lugar. O tema debatido pretende dar visibilidade a importância da pesquisa sobre as dinâmicas locais que tendem a ser impactadas por grandes intervenções de mobilidade urbana, como forma de antever e pensar o projeto urbano que media espaços públicos e privados num desenho urbano comprometido com a qualidade do lugar.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-07
How to Cite
Izabel, G., Barbosa, R., Ferreira, P., Souza, I., & Coelho, G. (2017). A PAISAGEM DAS BORDAS RODOVIÁRIAS: FORMAS CONFIGURADAS ENTRE A PREVISIBILIDADE E IMPREVISIBILIDADE DO PLANEJAMENTO URBANO. Revista Univap, 22(40), 615. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1276
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1276Abstract
Objetivando analisar a paisagem urbana das bordas rodoviárias, modelada entre a previsibilidade e imprevisibilidade do planejamento urbano. Tomamos como caso exemplar, o entroncamento da Rodovia Washington Luiz com o Arco Metropolitano, no bairro Figueira, em Duque de Caxias, RJ. O impacto causado na paisagem natural e urbana sem o planejamento da paisagem, tende a impactar áreas no processo de ocupação descontrolada. A consequência na paisagem é a modelagem de formas e usos para os espaços que não dialogam com as demais infraestruturas e nem com a tipo-morfologia urbana que caracteriza o lugar. O tema debatido pretende dar visibilidade a importância da pesquisa sobre as dinâmicas locais que tendem a ser impactadas por grandes intervenções de mobilidade urbana, como forma de antever e pensar o projeto urbano que media espaços públicos e privados num desenho urbano comprometido com a qualidade do lugar.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode