CLIMA ORGANIZACIONAL VARIÁVEL INFLUENTE NO DESEMPENHO DO EMPREGADO

Luiz Carlos Santos, Bruno Jose Pinto, Silene Fernandes Bicudo

Resumo


Para que se possa alcançar bons resultados dentro de uma organização, é essencial que o empregado aprecie sua função e que a empresa ofereça um ambiente de trabalho saudável. O clima organizacional afeta diretamente a produtividade dos funcionários, que por sua vez afeta o desempenho da empresa. Alguns pontos como a falta de comunicação e a percepção do reconhecimento da gerencia pelo funcionário ainda são variáveis que devem ser observadas pelas empresas, pois os resultados dos questionários aplicados mostram estes dois pontos como negativos e insatisfatórios do ponto de vista dos profissionais. As organizações precisam adotar um método de analise e quantificação do grau de motivação dos funcionários, a fim de averiguar se o clima organizacional é favorável e satisfatório aos colaboradores, pois a felicidade no trabalho esta ligada diretamente ao comprometimento destes com a empresa.


Palavras-chave


Clima Organizacional, Motivação, Organização, Reconhecimento, Satisfação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1165

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.