AUTO PERCEPÇÃO DA SATISFAÇÃO CORPORAL EM UNIVERSITÁRIAS SUBMETIDAS À EXERCICIOS DO MÉTODO PILATES®


Autores

  • Pâmela Camila Pereira Centro Universitário de Itajubá
  • Fernanda Souza Silva Centro Universitário de Itajubá - FEPI
  • Fernanda Cortez Moraes Centro Universitário de Itajubá - FEPI
  • Luís Henrique Sales Oliveira Centro Universitário de Itajubá - FEPI

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1436

Resumo

A valorização da imagem corporal em mulheres jovens ocupa cada vez mais um grande espaço dentre as preocupações da sociedade hoje. Objetivo: Analisar a satisfação corporal de universitárias através do Questionário de Imagem Corporal (Body Shape Questionnaire - BSQ) previamente a um treinamento físico por meio do Método Pilates®. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal intervencional quantitativo, amostra de 10 mulheres, entre 18 e 25 anos, responderam o Questionário BSQ, avaliadas no início do treinamento físico. Os resultados mostram que o Questionário BSQ é capaz de avaliar a auto percepção corporal. Discussão: A relação do Método e a melhora da satisfação corporal é o resultado de um processo presente durante a vida inteira, aspectos fisiológicos e afetivos interagem entre si a todo o momento. Conclui-se que as voluntárias apresentaram uma leve insatisfação corporal conforme o BSQ mediante avalição prévia a submissão de exercícios do Método Pilates®.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Camila Pereira, Centro Universitário de Itajubá

Fisioterapia 

 

Fernanda Souza Silva, Centro Universitário de Itajubá - FEPI

Fisioterapia

Fernanda Cortez Moraes, Centro Universitário de Itajubá - FEPI

Fisioterapia

Luís Henrique Sales Oliveira, Centro Universitário de Itajubá - FEPI

Fisioterapia

 

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

Pereira, P. C., Silva, F. S., Moraes, F. C., & Oliveira, L. H. S. (2017). AUTO PERCEPÇÃO DA SATISFAÇÃO CORPORAL EM UNIVERSITÁRIAS SUBMETIDAS À EXERCICIOS DO MÉTODO PILATES®. Revista Univap, 22(40), 890. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1436