UM DIA SEM COPO PLÁSTICO NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, CAMPUS ALEGRE ES

Renata Figueira, Andressa Hartuiq dos Santos, Kelmer Mozer Moro, Anderson Lopes Peçanha

Resumo


O problema ambiental causado pelo consumo excessivo de copos plásticos é de conhecimento geral, mas ocorre de forma intensa nos ambientes universitários. Os copos são produtos derivados do petróleo, cuja desde a sua produção até o seu transporte, causa impactos ambientais. Pensando nisso, este trabalho teve como o objetivo, apresentar uma solução para grande demanda de copos exigida pelo Restaurante Universitário (RU) da UFES (Campus Alegre), substituindo os copos plásticos por canecas, visto que entre os meses de março e agosto de 2015 foram gastos aproximadamente 160 mil copos. A ação principal do trabalho foi promover um dia da semana em que o RU não disponibiliza-se copos descartáveis, intitulado de dia da caneca, incentivando o público a levar suas próprias canecas. A campanha ocorreu em três terças-feiras, deixando de gastar cerca de 5400 copos descartáveis. O trabalho teve uma repercussão positiva, foi vantajosa ambientalmente e financeiramente, porém não teve efeito sobre a utilização de canecas por parte do público nos dias que não houve a campanha. 


Palavras-chave


Impacto ambiental, copos plásticos, canecas, restaurante universitário.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1088

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.