TABAGISMO NO BRASIL: AFERINDO O SUCESSO DAS POLÍTICAS PUBLICAS DE CONTROLE ENTRE 2006 A 2012
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.463Palabras clave:
Tabagismo, mídia, publicidade, saúde.Resumen
O tabagismo é o ato de consumir cigarros ou outros derivados de tabaco, cujo principal princípio ativo é a nicotina. O tabagismo é considerado uma doença crônica e a sua prevalência é considerada uma pandemia. Os usuários de tabaco são diariamente expostos a mais de 4 mil substâncias tóxicas sendo muitas dessas cancerígenas. Objetivo: Demonstrar índices de tabagismo durante os anos de 2006 a 2012 para avaliar a eficiência das ações governamentais contra o tabagismo. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter interpretativo e conclusivo. Resultados: o Ministério da Saúde tem valorizado a ação das equipes multidisciplinares que agem desde a prevenção contra o tabagismo até o processo de recuperação e tratamento da pessoa que deseja e tenta parar de fumar. Conclusão: Com a análise e interpretação destes dados pode-se afirmar que as políticas públicas antitabagismo têm apresentado contribuições reais para a diminuição do tabagismo no Brasil, nesta estratégia o Ministério da Saúde tem valorizado a ação das equipes multidisciplinares que agem desde a prevenção contra o tabagismo até o processo de recuperação e tratamento da pessoa que deseja e tenta parar de fumar.
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