FABRICANDO CONSENSO NO BRASIL: A MÍDIA E A EXCLUSÃO DE CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES BRASILEIRA E VENEZUELANA DE 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2608

Palavras-chave:

Jornalismo, propaganda, mídia, Brasil, Venezuela.

Resumo

Neste artigo, foi aplicado o “modelo de propaganda” de Chomsky & Herman no exame da cobertura feita pelas mídias de massa brasileiras sobre a exclusão de candidatos por processos jurídicos das eleições presidenciais brasileira e venezuelana de 2018. Para tal, foi empregada a metodologia chomskyana de estudo comparativo do material produzido pelo jornal O Estado de São Paulo entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2018 sobre os candidatos excluídos de cada pleito. Foram analisados o enquadramento da questão praticado pelo jornal em cada caso por meio de técnicas de representação, a pluralidade de opiniões apresentadas sobre o assunto e o posicionamento dos autores do material opinativo do veículo. Observou-se que a cobertura do jornal corrobora acusações de ataques à liberdade de candidatura no caso da eleição venezuelana, enquanto rechaça tais alegações no caso da eleição brasileira.

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Biografia do Autor

Rafael Sabatini Oliveira Lalli, Universidade do Vale do Paraíba - Univap

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) - Univap

Vânia Braz Oliveira, Universidade do Vale do Paraíba - Univap

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) - Univap

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Publicado

2021-10-26

Como Citar

Lalli, R. S. O., & Oliveira, V. B. (2021). FABRICANDO CONSENSO NO BRASIL: A MÍDIA E A EXCLUSÃO DE CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES BRASILEIRA E VENEZUELANA DE 2018. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2608

Edição

Seção

Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""