DISCRIMINAÇÃO RACIAL A IDENTIDADE E O PERTENCIMENTO: CRIANÇAS DE 9 E 10 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1173
Abstract
Resumo - O trabalho aborda as relações raciais no ambiente escolar, com alunos do Ensino Fundamental I, tem por objetivo verificar a percepção dos alunos negros e brancos em relação ao preconceito, racismo e discriminação racial no espaço escolar a partir de sua vivência. Como acontece relação entre crianças brancas e negras no interior da escola, uma vez que a sociedade permeada pela exclusão, preconceito e discriminação racial. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Menino Deus, de Lucas do Rio Verde- Mato Grosso, (MT) no ano de 2014. Observou-se que existem fatores no interior da escola que levam as crianças, a serem prejudicados em seu processo de escolarização, em alguns momentos são alvos de discriminação, por parte de colegas e professores. Para efeito deste trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa, que, preocupa-se com a pessoa e seus valores. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada com pauta guia, questionário auto administrado, utilizou-se também a observação participante, este tipo de pesquisa leva o pesquisador a participar da vida diária das pessoas com intuito de captar uma variedade de situações ou fenômenos vivenciados.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-15
How to Cite
Bongiovani, A., Rodrigues, R. P. da C., & dos Santos, R. P. (2017). DISCRIMINAÇÃO RACIAL A IDENTIDADE E O PERTENCIMENTO: CRIANÇAS DE 9 E 10 ANOS. Revista Univap, 22(40), 548. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1173
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1173Abstract
Resumo - O trabalho aborda as relações raciais no ambiente escolar, com alunos do Ensino Fundamental I, tem por objetivo verificar a percepção dos alunos negros e brancos em relação ao preconceito, racismo e discriminação racial no espaço escolar a partir de sua vivência. Como acontece relação entre crianças brancas e negras no interior da escola, uma vez que a sociedade permeada pela exclusão, preconceito e discriminação racial. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Menino Deus, de Lucas do Rio Verde- Mato Grosso, (MT) no ano de 2014. Observou-se que existem fatores no interior da escola que levam as crianças, a serem prejudicados em seu processo de escolarização, em alguns momentos são alvos de discriminação, por parte de colegas e professores. Para efeito deste trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa, que, preocupa-se com a pessoa e seus valores. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada com pauta guia, questionário auto administrado, utilizou-se também a observação participante, este tipo de pesquisa leva o pesquisador a participar da vida diária das pessoas com intuito de captar uma variedade de situações ou fenômenos vivenciados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode