DISCRIMINAÇÃO RACIAL A IDENTIDADE E O PERTENCIMENTO: CRIANÇAS DE 9 E 10 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1173Palabras clave:
Pertencimento. Identidade. Discriminação.Resumen
Resumo - O trabalho aborda as relações raciais no ambiente escolar, com alunos do Ensino Fundamental I, tem por objetivo verificar a percepção dos alunos negros e brancos em relação ao preconceito, racismo e discriminação racial no espaço escolar a partir de sua vivência. Como acontece relação entre crianças brancas e negras no interior da escola, uma vez que a sociedade permeada pela exclusão, preconceito e discriminação racial. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Menino Deus, de Lucas do Rio Verde- Mato Grosso, (MT) no ano de 2014. Observou-se que existem fatores no interior da escola que levam as crianças, a serem prejudicados em seu processo de escolarização, em alguns momentos são alvos de discriminação, por parte de colegas e professores. Para efeito deste trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa, que, preocupa-se com a pessoa e seus valores. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada com pauta guia, questionário auto administrado, utilizou-se também a observação participante, este tipo de pesquisa leva o pesquisador a participar da vida diária das pessoas com intuito de captar uma variedade de situações ou fenômenos vivenciados.
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