PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1160
Abstract
O artigo tratou do tema contribuições de questões sócio científicas no ensino de ciências, utilizando CTS como uma base para tais questões. Foram realizadas análises a partir da aplicação de uma sequência didática, baseada em questões sócio científicas que foi levada por um licenciando a aulas de ciências do ensino médio, do município de Duque de Caxias-RJ. Inicialmente estudou-se estratégias para introdução de abordagens de temas científicos baseadas em questões sócio científicas e em controvérsias sócio científicas e socioambientais. O licenciando, junto com os professores da escola e orientador, delimitou diversas situações-problema para questões sócio científicas apontadas pela literatura em ensino de ciências, como situações envolvendo as catástrofes de Chernobyl e Goiás, isto é, utilizamos uma vertente que envolve os temas de energia, um conceito de física muito discutido atualmente por diversas razões. As atividades organizadas foram aplicadas em sala de aula, buscando o diálogo com os alunos e a promoção da parceria entre os professores em formação, exercício e formador. Nossas análises nos levam a inferir que é possível contribuir para uma aprendizagem mais ativa, baseada no diálogo e na investigação sobre controvérsias de situações cotidianas, além de estimular ações colaborativas dos professores e alunos. Entendemos ainda que o desenvolvimento das atividades e análise dos resultados foi fundamental para o processo de formação inicial do licenciando e continuada do professor em exercício e professor orientador a partir das interações entre a escola e a universidade.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-14
How to Cite
dos Santos Junior, L. A., & Catarino, G. F. de C. (2017). PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DE QUESTÕES SÓCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Univap, 22(40), 543. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1160
Issue
Section
Resumo - INIC
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1160Abstract
O artigo tratou do tema contribuições de questões sócio científicas no ensino de ciências, utilizando CTS como uma base para tais questões. Foram realizadas análises a partir da aplicação de uma sequência didática, baseada em questões sócio científicas que foi levada por um licenciando a aulas de ciências do ensino médio, do município de Duque de Caxias-RJ. Inicialmente estudou-se estratégias para introdução de abordagens de temas científicos baseadas em questões sócio científicas e em controvérsias sócio científicas e socioambientais. O licenciando, junto com os professores da escola e orientador, delimitou diversas situações-problema para questões sócio científicas apontadas pela literatura em ensino de ciências, como situações envolvendo as catástrofes de Chernobyl e Goiás, isto é, utilizamos uma vertente que envolve os temas de energia, um conceito de física muito discutido atualmente por diversas razões. As atividades organizadas foram aplicadas em sala de aula, buscando o diálogo com os alunos e a promoção da parceria entre os professores em formação, exercício e formador. Nossas análises nos levam a inferir que é possível contribuir para uma aprendizagem mais ativa, baseada no diálogo e na investigação sobre controvérsias de situações cotidianas, além de estimular ações colaborativas dos professores e alunos. Entendemos ainda que o desenvolvimento das atividades e análise dos resultados foi fundamental para o processo de formação inicial do licenciando e continuada do professor em exercício e professor orientador a partir das interações entre a escola e a universidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode