ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA, UM DIREITO A SER ADQUIRIDO MEDIANTE O ENTENDIMENTO GLOBAL

Joara Ribeiro Schran Gil, Mariana Aranha de Souza

Resumo


Este artigo evidencia a importância da alfabetização para o ensino da leitura e da escrita, uma análise qualitativa que descreve a percepção das professoras entrevistadas.  Pretende-se trazer a discussão, a complexa atividade de alfabetizar, a partir da reflexão sobre as ações, as estratégias e as atitudes do professor alfabetizador na busca por um ensino de qualidade que se efetive na fase inicial da escolarização, hoje ampliada para os três primeiros anos da Educação Básica. O exame minucioso das concepções a respeito do ensino da leitura e escrita, bem como a análise das teorias de alfabetização e letramento no tocante a importância do papel do professor para o ensino são os objetivos deste estudo, como ferramenta primordial para o entendimento e a comunicação em um mundo globalizado.


Palavras-chave


Alfabetização, Leitura e Escrita, Concepções, Reflexão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.958

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