EFEITO ANTIBIOFILME DO EXTRATO DE ALCACHOFRA (Cynara scolymus) VERIFICADO SOBRE Pseudomonas aeruginosa

Jonatas Rafael de Oliveira, Leandro Wagner Figueira, Fábia Lugli Sper, Vanessa Marques Meccatti, Letícia de Oliveira, Luciane Dias de Oliveira

Resumo


Alcachofra é um vegetal utilizado na culinária e algumas de suas ações biológicas foram descritas, como ação antioxidante e anti-inflamatória, porém foi pouco relatada sua atividade sobre micro-organismos. Com isso, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito antimicrobiano do extrato de alcachofra sobre P. aeruginosa. Primeiramente, foi verificada a ação deste extrato sobre cultura planctônica, pelo método de microdiluição em caldo (50 a 0,09 mg/mL), em seguida, sobre biofilme formado por 48 h em poços de placas de microtitulação, com exposição de 5 min ao extrato de alcachofra (200 mg/mL). Solução salina 0,9% e clorexidina 0,12% foram utilizadas como controles. As reduções do biofilme foram verificadas pelo teste de MTT e analisadas estatisticamente por ANOVA e Tukey Test (p ≤ 0,05). Em culturas planctônicas foi verificado que as concentrações avaliadas não foram efetivas (CIM > 50 mg/mL), contudo, sobre o biofilme foi verificada redução significativa de 42 ± 16%.  Desta forma, pode-se concluir que o extrato de alcachofra apresentou efeito antimicrobiano sobre biofilme de P. aeruginosa.


Palavras-chave


Alcachofra; Cynara scolymus; Biofilme; Pseudomonas aeruginosa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.847

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.