PROPOSTAS DE SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DE ENCHENTE NA RUA DELFIM MOREIRA, LOCALIZADA NO BAIRRO MEDICINA EM ITAJUBÁ-MG

Cintia Luany Coura, Pâmella Duarte dos Santos

Resumo


A cidade de Itajubá sofre com as inundações desde a sua fundação e a rua Delfim Moreira, no bairro Medicina, é umas das mais afetadas na cidade. Com isso, este trabalho tem por objetivo apresentar propostas que possam vir a solucionar ou minimizar os problemas de enchentes nesta rua. Estas propostas foram estudadas e analisadas conceitualmente para que o objetivo fosse atendido. A proposta de uma bacia de detenção, que retirará a água represada da rua e a armazenará até que esta possa ser levada ao ribeirão Anhumas gradativamente, foi muito promissora, se tornando a principal e mais eficiente proposta, bem como a continuação da obra iniciada e interrompida na rua, que também apresenta características importantes para a solução do problema, além de outras medidas não estruturais. Assim, acredita-se que as propostas apresentadas vão contribuir para que o problema seja minimizado, e se bem desenvolvidas e detalhadas podem solucioná-lo.


Palavras-chave


Enchente; Solução.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.600

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.