INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE OLIGONUCLEOTÍDEOS NO EFEITO DE AGLOMERAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS NA PRESENÇA DE SOLUÇÃO SALINA

Autores

  • Olavo de Osti Comparato Filho Universidade do Vale do Paraíba - Univap
  • Marcela Aparecida Cândido Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP
  • Guilherme Mosquim Lemes Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP
  • Leandro José Raniero Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i39.423

Palavras-chave:

oligonucleotídeos, nanopartículas de Ouro, ressonância plasmônica de superfície, processo de aglomeração.

Resumo

O desenvolvimento de tecnologias que auxiliam no estudo da interação de nanopartículas com biomoléculas tem proporcionado o surgimento de novas técnicas de diagnóstico de doenças. Nanomateriais possuem características químicas e físicas específicas, como o efeito de ressonância plasmônica de superfície (SPR). Este trabalho parte do princípio da utilização de nanopartículas de Ouro (AuNPs), previamente sintetizadas e padronizadas, para o estudo da influência de concentrações de oligonucleotídeos, em presença de solução salina de Cloreto de Magnésio hidratado (MgCl2.6H2O), na sua estabilidade coloidal, por meio da Espectroscopia de UV-visível. No laboratório de nanossensores, realizaram-se experimentos com nanopartículas, oligonucleotídeos e sal, onde se observou, por meio de testes colorimétricos, a influência da porcentagem de cobertura das superfícies das nanopartículas das soluções finais, nos efeitos da SPR. Os resultados gráficos dos experimentos, dos espectros UV vis que relacionam absorbância e comprimentos de onda, registraram o processo de aglomeração. O objetivo foi analisar comparativamente a influência da concentração dos oligonucleotídeos nas soluções com nanopartículas e sal, para a elaboração das curvas de estabilidade das AuNPs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo de Osti Comparato Filho, Universidade do Vale do Paraíba - Univap

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial - FEI (1992) e em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2014). Tem experiência na área de Docência em Física, Matemática e Eletrônica. Possui Especialização e MBA em Economia Empresarial pela UNIVAP (1999), Administração de Empresas e Gestão Empresarial Avançada pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP (2005 e 2008). Mestrando de Física e Astronomia pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D da UNIVAP. Pesquisador do Laboratório de Nanossensores na área de Física da Matéria Condensada. Professor. Empresário no ramo de Distribuição.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5803979376311321

Marcela Aparecida Cândido, Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Possui Ensino Médio pela Nova Geração (2012). Atualmente é Aluna de Iniciação Científica - Voluntária da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Química.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9227799599589697

Guilherme Mosquim Lemes, Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Graduando em Engenharia Química da FEAU - Laboratório de Nanossensores - Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Leandro José Raniero, Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2000), mestre em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (2002) e doutor em Engenharia de Materiais pela Universidade Nova de Lisboa (2006), Portugal. Atualmente é professor na Universidade do Vale da Paraíba. Tem experiência na deposição/caracterização de dispositivos semicondutores de filmes finos, na síntese/caracterização de nanopartículas e, na funcionalização de superfície de nanoestruturas com proteínas, DNA e fotossensibilizadores. Formação em elipsometria espectroscópica, espectroscópia ótica (UV-visível, infravermelho e Raman) e sistema de deposição utilizando gases reativos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6778876983012103

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Comparato Filho, O. de O., Cândido, M. A., Lemes, G. M., & Raniero, L. J. (2016). INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE OLIGONUCLEOTÍDEOS NO EFEITO DE AGLOMERAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS NA PRESENÇA DE SOLUÇÃO SALINA. Revista Univap, 22(39), 126–132. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i39.423

Edição

Seção

Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba