INFLUÊNCIA DO ÁCIDO SULFÚRICO ASSOCIADO COM FUNGICIDA SOBRE A GERMINAÇÃO E A CONTAMINAÇÃO IN VITRO DE Lychnophora pohlii Sch.Bip.

Autores

  • Ana Caroline Macedo de Castro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Clara Almeida Guerra Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Miranda Titon Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.467

Palavras-chave:

Arnica, desinfestação, planta medicinal.

Resumo

Lychnophora pohlii possui propriedades medicinais e devido sua intensa exploração encontra-se na lista de espécies ameaçadas de extinção. A micropropagação tem sido uma importante ferramenta para a propagação de espécies que apresentam limitações na propagação convencional, ameaçadas de extinção etc. Objetivou-se estabelecer uma metodologia de germinação in vitro de L. pohlii. O experimento foi instalado em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial (2 x 2), sendo os tratamentos formados pela combinação entre a imersão das sementes em ácido sulfúrico (H2SO4) por 10 e 20 minutos e utilização ou não de fungicida. Os tratamentos sem fungicida e com fungicida por 20 minutos em H2SO4 apresentaram as maiores taxas de germinação e contaminação, sendo 37,5% e 29,17% de germinação, respectivamente e 8,33% de contaminação. Houve influência do tempo de imersão em H2SO4 e do fungicida sobre a germinação e a desinfestação de L. pohlii.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

de Castro, A. C. M., Guerra, C. A., & Titon, M. (2016). INFLUÊNCIA DO ÁCIDO SULFÚRICO ASSOCIADO COM FUNGICIDA SOBRE A GERMINAÇÃO E A CONTAMINAÇÃO IN VITRO DE Lychnophora pohlii Sch.Bip. Revista Univap, 22(40), 2. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.467