DO REAL AO MANIPULADO: A MANIPULAÇÃO DE IMAGEM NA FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA E SUA (POSSÍVEL) INFLUÊNCIA NOS CONSUMIDORES

A MANIPULAÇÃO DE IMAGEM NA FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA E SUA (POSSÍVEL) INFLUÊNCIA NOS CONSUMIDORES


FROM THE REAL TO THE MANIPULATED: IMAGE MANIPULATION IN ADVERTISING PHOTOGRAPHY AND ITS (POSSIBLE) INFLUENCE ON CONSUMERS

IMAGE MANIPULATION IN ADVERTISING PHOTOGRAPHY AND ITS (POSSIBLE) INFLUENCE ON CONSUMERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i63.4442

Resumo

O presente artigo aborda a relação da fotografia com a publicidade e os processos em uma produção de foto publicitária, aprofundando estudos sobre a manipulação de imagem e seus reais impactos dentro da publicidade. As fotos publicitárias são manipuladas artificialmente, trazendo um resultado positivo através de aspectos visuais em anúncios e, tornando assim, uma marca mais atraente, todavia, contempla conflitos negativos por meio de comportamentos sociais que podem surgir a partir disso. Portanto, este trabalho teve como objetivo compreender como a manipulação de imagem pode influenciar os consumidores. A partir de uma metodologia de pesquisa aplicada, foi desenvolvido um questionário on-line, cujos resultados constataram que, atualmente, as pessoas percebem quando há manipulação de imagem, o que acarreta em mudanças comportamentais na sociedade, porém, mesmo assim, continuam a consumir as marcas que se utilizam dessa técnica em seus anúncios

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bel. Daniel Mota Viero, Universidade Feevale

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale.

Dr. Luis Henrique Rauber, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Inclusão Social e Acessibilidade, especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda.

Dr. Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale.

Referências

Adobe. Lista de Neural Filters e perguntas frequentes. https://helpx.adobe.com/br/photoshop/using/neural-filters-list-and-faq.html.

Adobe. Equipe de Comunicação. (2019). Introducing the Content Authenticity Initiative. https://blog.adobe.com/en/publish/2019/11/04/content-authenticity-initiative.html#gs.284ke2.

Barthes, R. (1984). A Camera Clara: Nota sobre a fotografia (9ª impressão). Nova Fronteira.

Berger, J. (2017). Para entender uma fotografia (1ª edição). Companhia das Letras.

Birck, G. P., & Barth, M. (2023). Do clique à sedução: a persuasão em peças publicitárias a partir da fotografia. Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, 10, 391-416. DOI: https://doi.org/10.24137/raeic.10.19.17

Bourke, J. (2020). Como a discriminação está impulsionando a inclusão. https://creativeinsights.gettyimages.com/pt/tendencias/autenticidade/como-a-discriminacao-esta-impulsionando-a-inclusao.

Cardoso, J. B. F. (2012). O limite entre a ética e a criatividade: a manipulação da fotografia digital na publicidade. Comunicação & Inovação, 13(24). https://seer.ufrgs.br/intexto/article/viewFile/41349/27821.

Eggert, N. (2017, 30 setembro). Publicações francesas terão 'alerta Photoshop' em imagens retocadas. BBC News Brasil. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41452985.

Eguizábal, R. M. (2011). La Fotografía Publicitaria. Cátedra.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisas (4ª ed.). Editora Atlas.

Hoffmann, G. L., & Barth, M. (2022). Fotografia autoral: uma jornada incessante. Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura, 11, 1-12.

Images Getty Creative Insights Team. (2020). Visual GPS: Autenticidade. https://creativeinsights.gettyimages.com/pt/tendencias/autenticidade/visual-gps-autenticidade.

Joly, M. (2007). Introdução à Análise da Imagem. Edições 70 Arte e Comunicação.

Kantak, D. (2020). Ferramentas que ajudam seu anúncio on-line a performar melhor em meio a complexas jornadas de compras. https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/futuro-do-marketing/eficiencia-criativa/ferramentas-que-ajudam-seu-anuncio-online-a-performar-melhor-em-meio-a-complexas-jornadas-de-compras/.

Kossoy, B. (2002). Realidades e Ficções na Trama Fotográfica (3ª edição) Ateliê Editorial.

Laham, R. F., & Lopes, D. V. (2005). A premeditação da mensagem na fotografia publicitária. Discursos Fotograficos, 1(1), 115–139. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2005v1n1p115

Leiva, J. L. (2005). Tendencias de la fotografía publicitaria contemporánea: grandes marcas, grandes conceptos. In J. J. Marzal Felici, & R. L. Lita (Eds.). El análisis de la imagen fotográfica (pp. 860-872). Servei de Comunicació i Publicacions.

Lopes, D. O., & Bellé, R. A. (2018). Fotografia Publicitária (1ª edição) InterSaberes.

Meio & Mensagem. (2017). França restringe uso de Photoshop na publicidade. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2017/10/03/franca-restringe-uso-de-photoshop-na-publicidade.html.

Miranda, F. C. de, & Batista, P. H. C. Manipulação de Imagens: Os excessos e seus reflexos na sociedade. Programa de Apoio à Iniciação Científica - PAIC 2009-2010. FAE. Centro Universitário.

Norman, T. (2020). Represente as mulheres de forma inclusiva. https://creativeinsights.gettyimages.com/pt/repicture/nossas-parcerias/represente-as-mulheres-de-forma-inclusiva.

Palma, D. (2005). Do registro à sedução: os primeiros tempos da fotografia na publicidade brasileira. Disponível em: <http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao01/materia01/do_registro_a_seducao.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2022.

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. de. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Editora Feevale.

Retouch like a god. Size Guide. <https://www.retouchlikeagod.com/size-guide.

Rüdell, I. C. P. (2017). A Metamorfose da Fotografia na Publicidade. Anais do 25 Seminário de Iniciação Científica: Salão do Conhecimento. Unijuí.

Sibirtseva, M. (2019). The Ethical Side of Photo Retouching: Must Read for Photographers. https://blog.depositphotos.com/photo-retouching.html.

Sontag, S. (2004). Sobre fotografia. Companhia das Letras.

Susperregui, J. M. (2010). Origen del paradigma de la fotografía publicitaria moderna: el Tenedor de André Kertesz o el Cuello Idestyle de Paul Outerbridge. Discursos Fotográficos, 6, (8), 152.

Technavio. (2022). Photo Editing Software Market by End-user and Geography - Forecast and Analysis 2020-2024. https://www.technavio.com/report/photo-editing-software-market-size-industry-analysis?utm_source=prnewswire&utm_medium=pressrelease&utm_campaign=T-45_wk17_001&utm_content=IRTNTR46467.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

Viero, D. M., Rauber, L. H., & Barth, M. (2023). DO REAL AO MANIPULADO: A MANIPULAÇÃO DE IMAGEM NA FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA E SUA (POSSÍVEL) INFLUÊNCIA NOS CONSUMIDORES. Revista Univap, 29(63). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v29i63.4442

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas