BIOCOMPATIBILIDADE EM FILMES DE HIDROXIAPATITA REFORÇADA COM NANOTUBOS DE CARBONO

Natália Marassi Martinelli, Maria Julia Galera, Miller de Almeida Marques, Ritchelli Ricci, Anderson de Oliveira Lobo, Fernanda Roberta Marciano

Resumo


As características químicas e estruturais individuais de nanotubos de carbono (NTC) e hidroxiapatita (HAp), principal constituinte da fase inorgânica do osso, possibilitam seu uso na área médica como materiais biocompatíveis em implantes e próteses. O objetivo deste trabalho é estudar a biocompatibilidade do compósito HAp/NTC eletrodepositadas comitantemente em aço 316. Para a produção dos compósitos os NTC foram dispersos na solução eletrolítica em concentrações de 1% e 3%. Os resultados obtidos in vitro, utilizando o ensaio da Lactato Desidrogenase (LDH), demostraram que nenhuma amostra causou citotoxicidade nas células osteoblásticas. Neste estudo, também foram avaliados genes relacionados à osteogênese, tais como: fosfatase alcalina (ALP), osteopontina (OPN), osteocalcina (OC) por RT-qPCR (Transcrição Reversa – Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa), após 14 dias. Os osteoblastos em contato com a HAp/NTC apresentaram aumento da expressão de genes importantes no processo de mineralização e maturação óssea. Os resultados demonstraram um grande potencial de aplicação clínica deste compósito.

Palavras-chave


Nanotubos de carbono, hidroxiapatita, eletrodeposição, osteoblastos e expressão genica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1556

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.