CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DE JUNTA SOLDADA EM AÇO MÉDIO CARBONO E BAIXA LIGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1157

Palavras-chave:

Aço SAE 4130, Soldagem GTAW, Microestruturas, Propriedade Mecânica.

Resumo

Resumo: os aços ARBL, considerados de alta resistência e baixa liga, são largamente empregados na indústria aeronáutica e automobilística. Na indústria aeronáutica, são utilizados em partes do trem de pouso e na fabricação do “berço-de-motor” de aeronaves de pequeno porte. Essa estrutura é um componente de alta responsabilidade, submetido a carregamentos complexos, cujas fraturas ocasionadas por fadiga são constantemente constatadas. São construídos com chapas de espessura de 1.10mm e soldados pelo processo GTAW (TIG).  Como nos processos de soldagem por fusão o material é submetido a altas temperaturas, podendo sofrer transformação de fase no estado sólido durante o resfriamento, esse trabalho tem como objetivo identificar as fases presentes na microestrutura da junta soldada em aço ABNT 4130, destinadas à fabricação do “berço-de-motor”, e suas características mecânicas. Foi realizado ensaio de tração, microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados obtidos mostram a formação de fases frágeis e uma considerável alteração nas propriedades mecânicas da junta soldada, em relação ao material.

Palavras-chave: Aço SAE 4130, Soldagem GTAW, Microestruturas, Propriedade Mecânica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Carrupt Ferreira Borges, Fatec Pindamonhangaba

Engenheira Metalúrgica, formada pela UFF. Especialista em Gestão da Produção e Mestrando em Engenharia Mecânica, ambos pela FEG-UNESP.

Leciona na Faculdade de Tecnoloiga de Pindamonhangaba - FATEC - as disciplinas de Ciência dos Materiais e Metalurgia da Soldagem.

Juliene Ozorio Lacorte, Fatec Pindamonhangaba

Tecnologa em Processos de Soldagem e Processos Metalúrgicos, formada pela Fatec Pindamonhangaba. Mestrando em Engenharia de Materiais, na USP Sâo Carlos.

Fabiano Silva Assunção, Fatec Pindamonhagaba

Tecnólogo em soldagem, formado pela Fatec Pindamonhangaba.

Downloads

Publicado

2017-02-14

Como Citar

Borges, M. C. C. F., Lacorte, J. O., & Assunção, F. S. (2017). CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DE JUNTA SOLDADA EM AÇO MÉDIO CARBONO E BAIXA LIGA. Revista Univap, 22(40), 540. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1157